Vaga – Comunicação do ITS Rio

Oportunidades ITS Rio
Chamada para Pesquisador de Comunicação
Processo encerrado
Descrição:
O Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio atua como um dos principais centros globais de pesquisa nas áreas de tecnologia, direito e sociedade. A Comunicação do ITS Rio tem por objetivo criar pontes para materializar o impacto do instituto com diferentes stakeholders, além de engajar em campanhas de defesa a direitos digitais.
Acreditamos que tecnologias digitais podem ser a resposta para solucionar alguns dos principais problemas sociais deste século, quando bem aplicadas. Por isso, nossa equipe é constantemente capacitada para debater os assuntos mais importantes desse campo em eventos, na imprensa e em outros meios de comunicação.
O ano de 2017 será desafiador para o instituto: lançaremos um aplicativo premiado pelo Google com a meta de registrar milhares de downloads. Para isso, teremos que mobilizar redes de ativistas e diferentes grupos em mídias sociais. Também assumimos a coordenação da principal rede de pesquisa em direito e tecnologia do mundo, o que demandará grande esforço de comunicação internacional. Além disso, o momento político global exigirá forte atuação na defesa de direitos digitais.
Oferecemos um ambiente de trabalho horizontal que incentiva autonomia e empoderamento. Todas as pessoas que trabalham no instituto têm a possibilidade de transformá-lo de maneira única – e você também terá oportunidades para tal. A vaga é para pesquisador(a) de comunicação. Na prática, isso significa que você será diretamente responsável pela criação e publicação de conteúdo em algumas das plataformas do ITS Rio, em especial do projeto MUDAMOS, além do acompanhamento de métricas para avaliação de campanhas.
Atividades:
MUDAMOS
– Criação de conteúdo para canais institucionais do projeto MUDAMOS (Facebook, Site, Twitter, MailChimp e futuras plataformas);
– Monitoramento e avaliação de métricas em campanhas digitais;
– Planejamento de ações digitais e offline para engajamento com diferentes públicos no Estado do Rio de Janeiro;
– Contato com imprensa para divulgação de notícias relacionadas aos temas de interesse e ações do projeto;
– Participação e apoio em reuniões periódicas com grupos do terceiro setor e Governo.
ITS RIO
– Apoio na criação de conteúdo textual para canais institucionais do instituto (Facebook, Site, Twitter, Medium, MailChimp e outros);
– Apoio na revisão de relatórios e artigos institucionais do instituto;
– Apoio na organização e divulgação de eventos do instituto;
– Apoio na comunicação (em inglês) para gestão de rede de centros de pesquisas globais;
– Participação e apoio em reuniões periódicas com público de interesse;
– Contato com imprensa para divulgação de notícias relacionadas aos temas de interesse e ações.
Qualificações obrigatórias:
– Graduação em cursos relacionados à área de Comunicação Social;
– Experiência profissional anterior;
– Proficiência em português e inglês;
– Experiência com gestão de mídias sociais;
– Interesse nas áreas de tecnologia e democracia.
Qualificações desejáveis:
– Bom conhecimento teórico e prático sobre Internet, tecnologia, participação social, engajamento cívico e política;
– Capacidade de trabalhar em ambiente com autonomia e facilidade para se empoderar com tarefas;
– Gostar de trabalhar em equipe com respeito em ambiente de liberdade.
Informações importantes:
Local: Rio de Janeiro (Escritório do ITS Rio, Praia do Flamengo, nº100);
Salário: a combinar (competitivo);
Horário: 8 horas diárias (flexíveis, dentro do possível);
Processo seletivo em três etapas: preenchimento de formulário, entrevista por telefone e presencial.
Sobre o ITS Rio:
A missão do ITS Rio é assegurar que o Brasil e países em desenvolvimento respondam de maneira criativa e apropriada às oportunidades fornecidas pela tecnologia na era digital, e que seus potenciais benefícios sejam amplamente compartilhados pela sociedade.
Por meio de pesquisa e de parcerias com outras instituições, o ITS Rio analisa as dimensões legais, sociais, econômicas e culturais da tecnologia e promove melhores práticas de regulação que protejam a privacidade, a liberdade de expressão e o acesso ao conhecimento. O instituto também oferece educação em formatos inovadores, treinamentos e oportunidades de desenvolvimento para indivíduos e instituições sobre as promessas e desafios da tecnologia. Por último, o ITS Rio objetiva fortalecer a voz do Brasil, da América Latina e do Sul Global em debates sobre tecnologias, Internet e regulação.
Política de Igualdade e Diversidade:
O ITS Rio está comprometido com a promoção da igualdade e da diversidade dentro da organização. O instituto acredita na igualdade de oportunidades, independentemente de raça ou grupo racial (incluindo cor, nacionalidade, etnia, origem), religião ou crença, idade, deficiência, orientação sexual, sexo, readequação de gênero e identidade de gênero, casamento e parceria civil, e gravidez, maternidade e paternidade. Todas as decisões de emprego são feitas inteiramente pelo mérito do(a) candidato(a).