Professor da FGV Direito Rio participa do II BRICS Youth Leadreship Seminar

Evandro Carvalho participa do evento na RússiaO professor e coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, Evandro Carvalho, participa esta semana do II BRICS Youth Leadership Seminar a convite da Federal Agency of Youth Affairs e da Ulyanovsk State University. O evento, que está sendo realizado na Rússia, tem como objetivo promover a colaboração internacional entre jovens nos países do BRICS em áreas como cooperação humanitária e cultural, empreendedorismo, ciência e inovação. Também participam do evento o governador da região de Ulyanovsky, Sergei Morozov e o reitor da Ulyanovsky State University, Boris Mikhailovich.
A FGV Direito Rio recebeu no início deste ano uma delegação dos organizadores do seminário, composta por uma representante da Rússia e outro da África do Sul. O grupo se reuniu com o docente Evandro Carvalho e o aluno Daniel Calarco para discutir formas de cooperação visando a ampliação da participação dos jovens brasileiros - em especial, dos alunos da FGV - no diálogo com os jovens do BRICS.
Neste sentido, o coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China considera fundamental que os alunos da Escola estejam totalmente inseridos nesta nova geopolítica mundial onde a região asiática assume um protagonismo. “O BRICS conta com dois países que são membros permanentes do Conselho de Segurança (China e Rússia); conta com a presença da segunda maior economia do mundo (China); com os dois mais populosos países do mundo (China e Índia); com três potências nucleares (China, Rússia e Índia) e o país que representa o vasto e muito rico continente africano (África do Sul). O tempo de só olhar para o Ocidente acabou”, analisa.
“Há um mundo de desafios e oportunidades para os nossos jovens que precisam e querem muito alargar os horizontes. Como professor, participar e dar palestras para os jovens dos países BRICS tem me dado a oportunidade de aprender novas formas de diálogo e visão de mundo, de prática e de expectativas que estão nascendo nos cinco países do BRICS. O futuro do BRICS está nestas novas gerações que estão chegando", completa o professor.
Evandro Carvalho também foi palestrante no BRICS Youth Forum, realizado em 2017 na cidade de Beijing, China. Neste seminário, participaram pesquisadores da UNDP, do Center for BRICS Studies da Universidade Fudan, pesquisadores do Institute of World Economics and Politics da Chinese Academy of Social Science, dentre outros.