Pesquisa sobre data analytics e compras públicas é premiada pelo Ministério Público

O projeto é fruto dos estudos do pesquisador do (CTS), Rafael Braem VeA pesquisa “Data Analytics e Compras Públicas – Promovendo o Controle Social da Administração Pública por Meio da Análise de Dados” foi premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em evento realizado na sede da Procuradoria Geral da República, no dia 4 de dezembro, em Brasília.
O projeto é fruto dos estudos sobre compras governamentais e qualidade do gasto público do pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), Rafael Braem Velasco. O trabalho foi um dos vencedores do edital aberto pelo CNMP que tinha como objetivo selecionar iniciativas com grande potencial para a promoção da integridade pública no país. Agora, a pesquisa passa a compor o banco de Projetos do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção.
Durante as reuniões de trabalho na sede do CNMP que sucederam a premiação, o pesquisador enfatizou a importância da utilização de técnicas de análise de grande volume de dados de compras públicas pelos órgãos de controle e pela sociedade civil. O evento contou com a presença de diversas autoridades públicas, incluindo a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, procuradores gerais de justiça dos Estados, bem como representantes da sociedade civil.