FGV Direito Rio anuncia novos nomes para ministrar Disciplinas e Atividades Complementares da Graduação

Bruna Diniz, Flávio Amaral, José Luiz Nunes, Marcela Kohlbach, Murilo Portugal, e Simone Lahorgue juntam-se ao time da FGV Direito Rio para ministrar disciplinas e atividades complementares da Graduação nas áreas de Direito Civil, Direito da Mídia, Contratos de Concessão, Programação, Sistema Monetário e Direito Comparado.
O professor Flávio Amaral ministrará a disciplina “Contratos de concessão e PPP” e José Luiz Nunes dividirá com o professor Luca Belli as disciplinas de “Programação para Advogados”. Também chegam à Escola as professoras Marcela Kohlbach, para a eletiva "Execução no Processo civil", e Simone Lahorgue responsável pela disciplina "Direito da Mídia e do Entretenimento". Juntam-se ao grupo de novos integrantes da Escola, Bruna Diniz e Murilo Portugal, que serão responsáveis pelas Atividades Complementares “Comparative Law in Action” e “Sistema Monetário Internacional”, respectivamente.
Confira o currículo de cada integrante:
 
 
Bruna Diniz
Advogada e mestranda em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio, graduada em Direito pela FGV Direito Rio (2019).
 
 
 
 
 
Flávio Amaral
Doutor em Direito Público pela Universidade de Coimbra, Mestre em Direito Empresarial pela UCAM. Especialista em Regulação, Defesa da Concorrência e Concessões pela FGV. Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Sócio do escritório Juruena & Associados. Professor convidado, atuando como responsável pelas disciplinas de Direito Administrativo Contratual e Litígios na Área de Licitações e Contratos no LLM em Direito da Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas. Autor do Livro Licitações e Contratos Administrativos. Casos e Polêmicas. 5ª edição. Malheiros. São Paulo.
 
 
José Luiz Nunes
Pesquisador do Núcleo de Ciência de Dados Jurídicos (NCDJ) e do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio. Mestrando em Ciência de Dados pelo Departamento de Informática da PUC-Rio e graduado pela FGV Direito Rio (2018)
 
 
 
Murilo Portugal
Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, tem diploma em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Cambridge e é mestre em Economia pela Universidade de Manchester, Inglaterra. Murilo tem uma sólida carreira nos setores público e privado brasileiros e em organizações internacionais. Foi conselheiro no escritório do Chefe de Gabinete do Presidente do Brasil (1980-1984) e Chefe da Assessoria Econômica da Secretaria Geral da Presidência da República (1990-1992). De 1992 a 1996, foi Secretário do Tesouro Nacional e participou da implementação do Plano Real. Ele serviu no Ministério da Fazenda, de 2005 a 2006. No exterior, foi Diretor Executivo do Banco Mundial (1996), Diretor Executivo do Fundo Monetário Internacional (1998-2005) e Vice-diretor geral do Fundo Monetário Internacional (2006-2011). No setor privado brasileiro, serviu como membro do conselho do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Eletrobrás e IRB Brasil RE. 
 
 
Marcela Kohlbach
Mestre e doutora em direito processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Advogada com experiência em contencioso cível estratégico e arbitragem, tendo trabalhado por 7 anos no escritório Wald e Advogados Associados. Atualmente é analista sênior de Leste Litigation Finance. Membro do Insituto Brasileiro de Direito Processual e do Instituto Carioca de Processo Civil. Membro da Comissão de Arbitragem da OAB-RJ. Membro do corpo docente da Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da pós-graduação da PUC-Rio. Integrante da Processualistas. Autora dos livros “Ação anulatória da sentença arbitral: aspectos e limites” e “Participação de terceiros na arbitragem”. Coordenadora e coautora da obra “Recursos no CPC/2015: perspectivas, críticas e desafios.
 
 
Simone Lahorgue
Mestre e Doutora em Direito Econômico pela USP. Especialista em Direito Comercial pela FGV-RJ. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS.
Autora e co-autora de diversas obras e artigos, especialmente na área de Mídia, Entretenimento e Proteção de Dados. Presidiu o Technology Law Committee (2015-2016) e preside o Sports Law Committee da International Bar Association – IBA (2020-2021). É árbitra da Organização Mundial da Propriedade Intelectual - OMPI e mediadora do Centro de Mediação da OMPI para controvérsias relativas a direitos da propriedade intelectual perante o INPI. Foi árbitra da Court of Arbitration for Sport – CAS (2011-2016). É sócia do escritório Levy & Salomão.