Centro de Excelência Jean Monnet seleciona candidatos qualificados de todo o Brasil

No dia 12 de fevereiro, foi divulgada a lista de candidaturas aprovadas para a edição 2021.1 do curso EU-South American School on Global Governance, do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV, financiado pela Comissão Europeia. O fato de que todas as aulas do curso seriam transmitidas pela plataforma Zoom atraiu um alto número de candidaturas de estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino de todo Brasil e também do exterior.
As 1243 candidaturas recebidas incluem residentes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, bem como cidadãos da Argentina, Peru, Paraguai, Angola, Senegal, Portugal, Espanha e Itália. Além de alunos(as) da graduação, mestrado, doutorado e pós graduação da área do Direito e Relações Internacionais, o processo atraiu alunos e profissionais de outras áreas, como Ciências Sociais, Administração, História, Filosofia e Economia. Com base nas respostas ao questionário virtual e na análise de currículos, a coordenação do curso selecionou os perfis mais aderentes à proposta do curso. O grupo selecionado foi de 69 estudantes, cuja formação se distribui em 48 instituições de ensino distintas, brasileiras e internacionais.
As aulas da EU-South American School on Global Governance ocorrerão de fevereiro a junho em plataforma virtual e serão ministradas pelos(as) professores(as) nacionais e internacionais que compõem o CEJM. Além da participação dos docentes da FGV Direito Rio, destaca-se o envolvimento de acadêmicos e especialistas de alto nível de instituições parceiras nacionais e internacionais, de países como Bélgica, Itália, Holanda, França e Reino Unido, além do Parlamento Europeu, ao longo dos quatro anos de projeto. Os professores abordarão as práticas da União Europeia em governança global e sua relevância para a América do Sul, bem como uma variedade de tópicos nas três principais áreas de pesquisa do Centro: Regulação Global; Litigância Global; e Direitos Humanos e Democracia.
Neste semestre, destacamos a participação de dois convidados internacionais. A aula inaugural do curso será ministrada pelo professor Mario Telò (Université Libre de Bruxelles/ LUISS Roma) em 3 de março. A palestra será transmitida prioritariamente para os alunos do curso, via plataforma ZOOM, em inglês, mas também serão oferecidas vagas limitadas para o público em geral, que podem se inscrever enviando e-mail para cejm.direitorio@fgv.br. Também ressaltamos o evento em comemoração do Dia da Europa, em maio, que será conduzido pela professora Paula Wojcikiewicz Almeida, titular do CEJM, em parceria com Elena Lazarou (European Parliamentary Research Service).
Para a professora Paula Wojcikiewicz Almeida, o alto número de candidaturas decorre da excelência do corpo docente e do reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido pelos programas Jean Monnet na FGV, que se cristalizou pelo oferecimento do Módulo Jean Monnet (2010-2013) e da Cátedra Jean Monnet (2015-2019). Com entusiasmo, a equipe do Centro de Excelência Jean Monnet agradeceu a todas e todos que demonstraram interesse em no curso e parabenizou os estudantes selecionados neste concorrido processo seletivo.