Pronunciamento do Diretor da FGV Direito Rio, Sérgio Guerra, sobre o COVID-19

"Este momento do COVID-19 é um momento de grande complexidade para toda a sociedade e também para nossa comunidade da FGV Direito Rio, no qual há um distanciamento social, dificuldade de locomoção, paralisação de uma série de atividades. Por isso, este é um momento em que estamos aprendendo, ainda, a conviver com ele.
A Escola se mobilizou rapidamente por conta da decretação da Pandemia. Nós fizemos uma série de gestões com toda nossa equipe para evitar os riscos de contaminação. Criamos um Comitê de Gestão de Crise, no 13º andar; designamos uma equipe própria, uma sala própria, com canal por e-mail e por telefone, para colher informações e atender a todos os nossos colaboradores, alunos, prestadores de serviços. Montamos toda uma estrutura para acompanhar as notícias, as informações e as decisões governamentais, para ajustar as nossas atividades a essa nova fase que se apresenta.
Nós suspendemos as atividades entre o dia 16 e 20 de março. Este foi o momento em que nós aproveitamos para mobilizar a nossa equipe, reestruturar nossas atividades, de modo a preparar a nossa infraestrutura, preparar manuais, os informativos, e capacitar nossos professores para que as aulas fossem apresentadas de forma virtual. Então, a partir do dia 23 de março, todas as nossas atividades passam a ser virtuais. As nossas aulas, tanto do curso de graduação, quanto de mestrado e doutorado, passarão, portanto, a serem ministradas via virtual. Estamos utilizando um mecanismo muito eficaz, o Zoom Meetings, que permite que as atividades sejam realizadas ao vivo, no mesmo horário e dia das aulas, cumprindo a nossa agenda de aulas, e permitindo uma perfeita interação entre os alunos e os professores.
Eu gostaria também, nesse momento, de agradecer muitíssimo a todos os nossos colaboradores por todo empenho, por toda determinação, pela presença física aqui na Escola durante essa semana, quando nos mobilizamos para desenhar todo o planejamento das aulas, da estrutura, dos materiais. Agradeço muitíssimo a atuação de todos. 
Agradeço também aos alunos, ao Centro Acadêmico Mário Machado, pelo acompanhamento, pelo apoio, pela determinação de enfrentamento dessa crise juntos. Dificuldades certamente aparecerão, nos equipamentos, ou, eventualmente, na hora de se conectar, isso será natural, mas é importante que todos nós, juntos, compreendamos que este momento é atípico, único, ninguém tem experiência, o mundo todo está experimentando como enfrentar essa crise. Então, eu agradeço aos alunos, que estão abertos também, junto com o corpo docente, a essa nova fase, a fase em que a gente passa a ser, a partir do dia 23/03, virtual. Não só as aulas, mas todas as atividades, todas as ações realizadas pela Escola serão por mecanismos virtuais. O mais importante é estarmos abertos ao enfrentamento desta crise e seguirmos juntos. Dessa forma, certamente, nós ultrapassaremos este momento difícil e chegaremos, novamente, a normalidade das nossas atividades.
Quero também deixar uma mensagem positiva, de esperança, de que, diante de toda complexidade, de tanta dificuldade dessa crise, nós possamos tirar coisas boas. Que possamos agir com solidariedade, com generosidade com o próximo. que nó possamos chegar a ter uma sociedade mais preocupada com o cidadão, com o próximo, e que possa ser muito mais solidária no enfrentamento das nossas questões do dia a dia."
Assista ao vídeo com o pronunciamento: https://bit.ly/PronunciamentoSergioGuerra