Prof. Fernando Leal conclui pós-doutorado na faculdade de direito da Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg

O Prof. Fernando Leal concluiu recentemente estudos de pós-doutorado na faculdade de direito da Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg, na Alemanha.
Por um período de dois meses, de dezembro/2019 a janeiro/2020, o professor Fernando esteve em Heidelberg e contou com apoio do serviço alemão de intercâmbio acadêmico (DAAD) após ter seu projeto avaliado pela instituição.
O projeto, submetido para execução na cátedra de Teoria do Direito, Teoria Constitucional e Filosofia do Direito da Universidade de Heidelberg, envolvia a estrutura, a aplicação e os dilemas institucionais relacionados à efetivação de direitos sociais. O tema é relacionado à linha de regulação social que a FGV Direito Rio pretende desenvolver em seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, do qual o professor Fernando é coordenador.
Para o professor, o intercâmbio foi desafiador e o proporcionou novas vivências e oportunidades, "A experiência permitiu que eu vivenciasse um ambiente acadêmico diferente e intelectualmente desafiador com professores e pesquisadores especialistas no tema proposto para o meu projeto de pesquisa. Além da minha rotina de estudos, durante o meu período na cidade apresentei um trabalho, ministrei uma palestra e estabeleci contatos acadêmicos para seguir desenvolvendo o tema no futuro."
Na FGV Direito Rio, o professor Fernando é Coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu, membro do corpo docente permanente do PPGD e professor da Graduação. Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria e Filosofia do Direito e Direito Constitucional, especialmente nos temas teoria do direito, interpretação constitucional, metodologia do direito e teoria da decisão.
A realização de estudos de pós-doutorado pelo corpo docente integra as estratégias de internacionalização da FGV Direito Rio.