Cyberlaw by CIJIC – 5.ª edição

Já está disponível a nova edição da Cyberlaw by CIJIC.
No url de sempre: http://www.cijic.org/publicacao/
«O poder inebriante, e sem precedentes na nossa história civilizacional, detido por algumas organizações, denominadas de tech-giants, tem rompido as estruturas sociais, políticas, comerciais e, até, tecnológicas. Qual a origem de tão avassalador poder disruptivo destas organizações, destes tech-giants?
Em parte, grande, o graal destes tech-giants deriva de todo o dilúvio informacional que percorre a rede. Numa relação de win-win, a “oferta inocente” de serviços, prosaicamente assimilados como grátis, em troca dos nossos dados pessoais, é obnóxia para o indivíduo. Mas profundamente fluída no garante de volumosos acréscimos de capital financeiro, e por conseguinte, de poder, para estas organizações.(…).
De facto, disfarçado de pot-pourri de intimidade, proximidade e confiança cega, os gigantes tecnológicos têm-nos orientado a um estado de, quase-completa, submissão a variadíssimas formas de engenharia social, perfumada por formas competentes e persuasivas de direcção comportamental, categoricamente personalizadas e orientadas para fazermos algo ao serviço de alguém; uma verdadeira manipulação individualizada orientada pelo perfil de cada um, de previsão e controlo do nosso comportamento. Fácil de conseguir quando em posse de tão valiosa informação que vamos cedendo, sem limites. Sem conhecimento. Sem oposição. Shoshana ZUBOFF arroja duas questões sufocantes, a cada um de nós, nesta era digital da sociedade informacional: “Mestre ou escravo?”, “Casa ou exílio?”. (Conseguiremos responder?)
»
Cyberlaw by CIJIC, Direito: a pensar tecnologicamente.
Boas leituras.
Lisboa, FDUL, 30 de Março de 2018
O post Cyberlaw by CIJIC – 5.ª edição aparece primeiro no Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço.