Um ano depois, impeachment de Dilma Rousseff é analisado em novo livro da FGV Direito Rio

Joaquim Falcão, Diego Werneck e Thomaz Pereira são os organizadoresUm ano após o fim do julgamento no Senado, o longo processo de impeachment de Dilma Rousseff ainda deixou muitas perguntas a serem respondidas, como os resultados do longo processo “jurídico-político” para o país. Para responder a algumas dessas questões, os professores da FGV Direito Rio, Joaquim Falcão, Diego Werneck e Thomaz Pereira organizaram uma análise de todos os acontecimentos em um livro intitulado “Impeachment de Dilma Rousseff – Entre o Congresso e o Supremo”.  
A crise, o processo e o julgamento foram matérias-primas fundamentais para o desenvolvimento do livro. Durante o trabalho de pesquisa, os autores perceberam na expressão “processo jurídico-político”, um denominador comum, que assumiu significados e implicações muito distintas e não impediu conflitos sobre quem e como deveria decidir os impasses que surgiam.
Todos afirmavam respeitar a Constituição, mas, quando a Constituição municia os dois lados, alguém precisa decidir essas questões “jurídico-políticas”: juízes ou políticos? Em quais decisões? Com qual alcance e em quais condições? O que esses conflitos revelaram sobre as relações – de independência, tensão e conflito – entre os Poderes da República?
Nos textos de conjuntura que compõem o livro, o leitor encontrará esses e outros pontos críticos do processo decisório e do contexto político e institucional que surgiram no impeachment de Dilma Rousseff e que continuam moldando a crise política atual.
O impeachment de Dilma Rousseff pode ser o fato político, jurídico, ético e econômico definidor de toda uma geração, composto de múltiplas decisões tomadas por diversas instituições, no decorrer de nove meses. Esse livro pode ser lido como um diário crítico, em tempo real, dessas decisões.
As análises reunidas são pontos de partida para que o leitor chegue às suas próprias conclusões sobre as incertezas e questões em aberto que o impeachment de Dilma Rousseff deixou para o Brasil.
Serviço:Impeachment de Dilma Rousseff – Entre o Congresso e o Supremo
Autores: Joaquim Falcão, Diego Werneck e Thomaz Pereira
Editora: Casa do Direito
Valor: R$ 59,90
Páginas: 206