Professor da Direito Rio vai pesquisar comportamento de tribunais constitucionais na New York University

Diego Werneck será hauser fellow na NYUO professor da Escola de Direito do Rio de Janeiro (Direito Rio), Diego Werneck Arguelhes, foi selecionado pela New York University (NYU) para participar do Hauser Global Fellows. O programa é voltado para a pesquisa acadêmica e as fellowships são concedidas em várias categorias, para doutorandos, pós-doutorandos, research fellows e senior research fellows.
Como Global Research Fellow, Diego trabalhará junto ao "Center for Law, Economics, and Organization" da Escola de Direito da NYU, partindo de uma análise da experiência brasileira com televisionamento das sessões do Supremo Tribunal Federal (STF) para desenvolver análises comparativas mais amplas sobre democracia e a legitimação de tribunais constitucionais. Em especial, a ideia é investigar, de modo geral, em que condições é positivo, para uma democracia, apresentar para a sociedade o tribunal mais como uma entidade coletiva ou mais como conjunto de indivíduos.
“É interessante pensar nessas questões do ponto de vista comparativo porque, no fim das contas, creio que não há um único modelo correto, mas sim escolhas diferentes que vão enfatizar expectativas (e desconfianças) diferentes em torno dos tribunais”, destaca.
Ao final do programa, espera-se que os fellows tenham produzido um trabalho acadêmico publicável que resulte do diálogo com a comunidade de pesquisadores da NYU.