Presidente da FGV e Professores da FGV Direito Rio participam de conferência na Universidade de Yale

Evento reuniu brasilianistas de todos os EUAA FGV Direito Rio, em parceria com o Ministério da Educação, a UNESCO e a Universidade de Yale, promoveram, na última semana, a conferência “Brazilian Studies in the United States: The Road Ahead”, em Yale. O presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, participou da abertura e do encerramento do evento, que teve como objetivo reunir acadêmicos de Universidades dos EUA que têm o Brasil como uma de suas atuais áreas de pesquisa.
As discussões buscaram refletir sobre o potencial e o futuro dos estudos sobre o Brasil em Universidades americanas; sua contribuição para a produção de conhecimento relacionado ao desenvolvimento sustentável no Brasil; além de promoção de networking entre os estudantes, pesquisadores e instituições participantes. Estiveram presentes representantes de grandes universidades americanas, como Yale, Harvard, Universidade de Chicago, Brown, Stanford, entre outras.
O  diretor da FGV Direito Rio, Sérgio Guerra, participou da mesa sobre Direito e Política, que tinha como pergunta norteadora: “como a visão estrangeira da academia norte-americana contribui para o desenvolvimento de pesquisas sobre políticas e instituições brasileiras nos dois países?”.
Em sua fala, o docente fez uma análise comparativa dos desafios da Regulação com destaque para as novas tecnologias que trazem grande impacto para o futuro da regulação no mundo. Junto ao diretor, o professor da FGV Direito Rio, Daniel Vargas, mediou o painel.
Para ele, a conferência foi uma grande oportunidade para comparar experiências e estimular o aprendizado recíproco. “Esse evento representa uma porta de entrada para que a FGV participe de um debate global, analisando obstáculos e oportunidades para o desafio brasileiro de forma integrada com o mundo”, avalia.
Além deles, o professor Eduardo Jordão, também da Escola, participou do evento.  A Diretora da RPCAP, Profa. Goret Paulo, e o Prof. Marco Aurélio Ruediger, Diretor do DAPP FGV, também estiveram presentes.