Palestra do professor Mario Telò inaugura quarta edição da EU-South American Schoon on Global Governance

O curso EU-South American School on Global Governance, que acaba de concluir um acirrado processo seletivo (veja a notícia aqui), promoveu sua aula inaugural na última quarta-feira, dia 3 de março. Realizado pelo Centro de Excelência Jean Monnet, o curso é financiado pelo Programa Erasmus+ da Comissão Europeia e coordenado pela professora Paula Wojcikiewicz Almeida.
A aula foi ministrada pelo ilustre do Professor Doutor Mario Telò, presidente emérito do Institute European Studies da Universitè Libre de Bruxelles (ULB), e professor de relações internacionais da ULB, Bruxelas, e da Libera Università Internazionale degli Studi Sociali (LUISS, Roma). Foi eleito membro da "Royal academy of Sciences" desde 2006, Bruxelas.
O professor abordou o tema “Multilevel multilateral cooperation within a globalized economy. History, present and future”, tratando da cooperação multilateral em vários níveis dentro de uma economia globalizada, a partir de uma perspectiva histórica. Com o objetivo de abordar os desafios contemporâneos sobre o assunto, o professor perpassou os seguintes tópicos: Tratado de Westfalia como ponto de partida da cooperação europeia dos séculos XVII e XVIII; Europa após Waterloo; Segunda Guerra Mundial e a institucionalização da construção europeia; e, por fim, traçou os desafios do novo momento crítico do regionalismo em tempos difíceis. A aula foi ministrada pelo Zoom e contou com aproximadamente 70 alunas e alunos de diferentes cursos e regiões do país e do exterior, que participaram amplamente do debate.
“O Professor Mario Telò é uma referência na área da integração europeia, seja pela qualidade de seus escritos sobre o tema, seja pela experiência prática que angariou diretamente nas instituições internacionais e, sobretudo, na União Europeia”, destaca a professora coordenadora Paula W. Almeida. “A palestra de abertura do EU-South American School on Global Governance não poderia ter mais qualificado representante, que não só tratou de temas de atualidade, mas também das perspectivas de um novo regionalismo e multilateralismo”, conclui a professora.
Nas demais aulas do curso ao longo do semestre, os professores abordarão as práticas da União Europeia em governança global e sua relevância para a América do Sul, bem como uma variedade de tópicos nas três principais áreas de pesquisa do Centro: Regulação Global; Litigância Global; e Direitos Humanos e Democracia.