Novo livro da Direito Rio analisa decisões do Supremo Tribunal Federal em 2016

“Onze Supremos: o Supremo em 2016” foi escrito em parceria com o JotaOperação Lava-Jato, Impeachment e Reforma Política. Esses foram alguns dos muitos temas que passaram pelas mesas dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2016, ano em que os olhos dos brasileiros estiveram, como nunca, direcionados para o plenário onde sentam as 11 pessoas mais importantes do Judiciário brasileiro.
Para pensar e analisar os principais problemas, temas e impasses enfrentados no Supremo no último ano, foi criado o projeto “Supra: Supremo Interpretado”, uma iniciativa de professores da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV (Direito Rio) em conjunto com o site Jota e um grupo de pesquisadores e profissionais de direito. Os resultados dessa parceria estão nas páginas do livro “Onze Supremos: o Supremo em 2016”, que reúne artigos publicados ao longo desse ano turbulento na vida política do Brasil.
O livro reflete também, através de análises e interpretações, o resultado de vários esforços de repensar, a cada sessão do Supremo, de impasse a impasse, ideias e compromissos tradicionais do direito público brasileiro a partir dos problemas reais enfrentados todos os dias. Produzido em um ambiente colaborativo, a obra é uma aula de direito constitucional.  
As análises do projeto, reunidas no livro, pretendem mostrar a importância do Supremo para o direito brasileiro e como é fundamental o desenvolvimento do STF de forma democrática, transparente, eficiente e independente.
Além de mostrar uma análise aprofundada do Supremo, o livro é um manancial de conhecimentos não só para os interessados em direito como também para o público em geral sobre o funcionamento concreto de nossas instituições judiciais e políticas.
O livro está disponível para compra no site