l Seminário Brasil - China

l Seminário Brasil - China 14h30 até 19h30O Evento: EM FUNÇÃO DA GRANDE PROCURA PELO EVENTO, ALTERAMOS O LOCAL PARA O CENTRO CULTURAL FGV QUE OFERECE MAIOR CAPACIDADE DE PÚBLICO

 

A China e o Brasil estão, cada vez mais, estreitando os seus laços por meio dos negócios. A China já é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009 e, recentemente, tem se tornado um de seus maiores investidores. No ano passado, a China investiu, aproximadamente, 12 bilhões de dólares em nosso país. Este ano, em pouco mais de cinco meses, chegou a aportar próximo de 6 bilhões de dólares. Em maio deste ano, Brasil e China assinaram um acordo bilateral para a criação do Fundo de Cooperação para projetos em diversas áreas, tais como infraestrutura, logística, energia, recursos minerais, agroindústria e tecnologia. Os investimentos podem chegar até 20 bilhões de dólares. Muitas empresas chinesas já estão instaladas no Brasil e várias parcerias estão sendo estabelecidas com empresas brasileiras. A FGV Direito Rio promove este seminário com o objetivo de contribuir para o fortalecimento desta relação bilateral desde a perspectiva do direito brasileiro e internacional.
 
PROGRAMAÇÃO:
14h30 às 15h30 - Sessão de Abertura
-          Carlos Ivan Simonsen Leal – Presidente da Fundação Getulio Vargas
-          Li Yang – Cônsul Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro.
-          Joaquim Falcão – Diretor da FGV Direito Rio
-          Sheng Jianbo – Presidente da CNOOC Brasil e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Empresas Chinesas.
 
15h30 às 17h10 - 1ª sessão: Questões relevantes sobre setores regulados. Esta sessão dedica-se ao papel das Agências Reguladoras na Administração Pública Brasileira. Temas relacionados: direito da infraestrutura, petróleo, comunicações, mercado financeiro. 
Presidente de mesa: Rubens Penha Cysne (Diretor da Escola Brasileira de Economia e Finanças – FGV/EPGE)
15h40 | Keynote speaker: Sérgio Guerra – Vice-Diretor da FGV Direito Rio.
15h55 | Keynote speaker: Mr. Wan Guangfeng – Presidente CNPC Brazil. Tema da palestra: “Perspectivas de investimento em Petróleo e Gás”.
16h10 |Debatedores
-          Rômulo Sampaio – Professor da FGV Direito Rio.
-          Jia Yao – Diretor de Administração e Recursos Humanos da CNOOC Brasil.
-          Floriano de Azevedo Marques Neto – Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e da FGV Direito Rio.
 
16h30 às 17h10 | Participação dos demais convidados.
 
17h10 às 17h20 - Coffee break
 
17h20 às 19h - 2ª sessão: Questões relevantes sobre os desafios legais para as empresas chinesas no mercado. Temas relacionados: direito tributário, trabalhista, empresarial e arbitragem.
Presidente de mesa: Antonio Maristrello Porto – Diretor do Centro de Pesquisa em Direito e Economia da FGV Direito Rio.
17h30 | Keynote speaker: Armando Castelar Pinheiro – Coordenador de Economia Aplicada do IBRE/FGV e Professor da FGV Direito Rio
17h45 | Keynote speaker: Li Tie – Presidente da BYD do Brasil. Tema da palestra: “Investimento e desafios legais e tributários no Brasil”
18h | Debatedores
-          Leonardo Costa – Professor de Direito Tributário da FGV Direito Rio.
-          Sun XuVice-Presidente do Banco Bocom BBM S.A.
-          Luiz Guilherme Migliora – Professor de Direito do Trabalho da FGV Direito Rio.
 
18h20 | Participação dos demais convidados
19h | Encerramento.
 

VAGAS LIMITADAS
Local: Sede FGV - Centro Cultural | Praia de Botafogo, 186 - Rio de Janeiro