Iniciativa inovadora visa difusão do impacto econômico de decisões jurídicas

Objetivo desenvolver pesquisas na interseção entre Direito e EconomiaA Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), com apoio da Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado da FGV, deu início a um projeto que envolve, entre outras propostas, análises e discussões sobre os efeitos esperados de normas e de decisões jurídicas no comportamento dos agentes econômicos. Trata-se de iniciativa inovadora que visa a difusão da Análise Econômica do Direito junto ao Poder Judiciário.
A iniciativa, que faz parte dos projetos do Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação e do Centro de Pesquisas em Direito e Economia (CPDE), pretende cobrir um amplo espectro de temas nessa área. O objetivo é manter uma estrutura permanente com recursos contínuos para a conservação, expansão e promoção de pesquisas interdisciplinares nas áreas de interseção entre Direito e Economia, promovendo ampla difusão desse conhecimento.
Os professores do Mestrado, Armando Castelar Pinheiro e Antônio José Maristrello Porto, estão à frente dessas iniciativas que incluem, numa primeira fase, um amplo programa envolvendo seminários, workshops, livros e artigos junto aos Tribunais. A expectativa é que esse projeto permita aprofundar a compreensão da interface entre Direito e Economia, na teoria e na realidade legal e econômica do Brasil.