I Simpósio de Periódicos Científicos Jurídicos: Um debate sobre critérios avaliativos, indicadores e indexadores

Eventos A FGV Direito Rio e a Revista de Direito Administrativo (RDA) promoveram nos dias 6 e 7 de dezembro o I Simpósio de Periódicos Científicos Jurídicos: Um debate sobre critérios avaliativos, indicadores e indexadores.
Um dos objetivos do evento foi aproximar os profissionais envolvidos na produção e editoração de periódicos científicos jurídicos com o propósito de debater os critérios avaliativos apresentados pelo Qualis-Periódicos. O foco foi fomentar discussões que possam ajudar na percepção e adequação aos critérios avaliativos definidos pelo Qualis-Periódicos às revistas jurídicas.
Segundo o Diretor da FGV Direito Rio, Professor Sérgio Guerra, coeditor da RDA, “os debates foram muito esclarecedores e importantes para a percepção das metodologias Quallis/Capes no exercício da edição de periódicos científicos”.
As mesas debateram sobre: os Desafios editoriais do mercado de periódicos jurídicos; Avaliação do periódicos estrangeiros; indexadores eletrônicos de periódicos; Ciclos de avaliação e planejamento; Utilizando a tecnologia em favor da internacionalização de periódicos brasileiros; e Open access e novos modelos de publicação eletrônica – oportunidades e desafios. O seminário teve o apoio da Editora Fórum, que publica a RDA.