Fundação Wikimedia começa campanhas de financiamento na Índia, América Latina e África do Sul

This post is also available in English.Puede encontrar la versión de este artículo en español aquí.

Este mês, a Fundação Wikimedia — a organização sem fins lucrativos que torna o conhecimento livre e acessível a todas as pessoas ao redor do mundo — começa uma série de campanhas de financiamento na Wikipédia na Índia, América Latina e África do Sul. Mensagens de financiamento aparecerão em artigos da Wikipédia para leitores nestas regiões, pedindo a eles que considerem contribuir com uma doação.Você pode ver essas mensagens e se perguntar por que estamos promovendo essas campanhas e como as doações para a Wikipédia são usadas.A Wikipédia é o único grande site do mundo administrado por uma organização sem fins lucrativos: a Fundação Wikimedia. Nossa missão beneficente garante que todas as pessoas possam acessar e compartilhar conhecimento de graça. A Wikipédia não é um website comercial guiado por lucro ou por incentivos publicitários. Em vez disso, ela é apoiada por doações de leitores como você.

Doações para a Wikipédia ajudam a Fundação Wikimedia a garantir que projetos de conhecimento livre cresçam e sobrevivam. Conquanto muitas pessoas conheçam a Wikipédia porque a usam regularmente para encontrar respostas para tópicos dos divertidos aos sérios, poucas contemplam a grande infraestrutura necessária para manter um site que recebe 18 bilhões de visitas por mês. Doações de leitores garantem a independência a longo prazo que a Wikipédia tem de anúncios e interesses corporativos; mantêm-na segura de maus elementos; protegem-na de interferência e censura; e ajudam a Fundação a apoiar a comunidade Wikimedia voluntária global que cria e mantém a Wikipédia e projetos de conhecimento livre; entre muitas outras coisas.Além disso, sabemos que os leitores e contribuidores da Wikipédia na Índia, América Latina e África do Sul são uma parte integral do ecossistema global da Wikimedia. Essas campanhas de financiamento visam garantir que essas pessoas possam continuar a acessar e contribuir com a Wikipédia pelos anos que virão. 

  • Índia. No mês passado, leitores da Índia visitaram a Wikipédia mais de 767 milhões de vezes, o quinto maior número de visualizações de qualquer país. A Índia também tem o terceiro maior número de editores voluntários ativos (5 mil por mês).Ao longo dos últimos anos, muitos projetos foram financiados pela Fundação Wikimedia para ajudar as comunidades indianas a sobreviver e crescer. Elas incluem o Wiki Loves Butterfly, um projeto para aumentar a quantidade de materiais de licença livre sobre espécies de borboletas disponíveis no leste e nordeste da Índia, bem como desenvolver a qualidade e quantidade de artigos da Wikipédia sobre borboletas nesta região.Além disso, desde 2012, nós financiamos o CIS-A2K (Centre for Internet and Society – Access to Knowledge; “Centro de Internet e Sociedade – Acesso ao Conhecimento” em tradução livre), uma campanha para catalizar o crescimento do movimento do conhecimento aberto na Ásia do Sul e em línguas índicas.
  • América Latina. Mensagens de financiamento para a Wikipédia aparecerão em vários países latinoamericanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. Juntos, leitores nestes países visitam a Wikipédia mais de 772 milhões de vezes por mês — usando a enciclopédia online para aprender tanto sobre tópicos sérios quanto sobre os peculiares.Com a ajuda da Fundação Wikimedia, a comunidade voluntária latinoamericana liderou alguns projetos incríveis: indo da expansão do movimento Wikimedia no Peru com foco na ecologia, cultura e gênero ao Wiki meets Sustainable Fashion, um esforço para expandir a cobertura da Wikipédia em espanhol de moda sustentável e para preencher a lacuna de gênero criando artigos para as maiores líderes no ramo.Adicionalmente, uma colaboração com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Wikimedia Argentina, apoiada pela Fundação, está ajudando jovens da América Latina e no Caribe a fortalecerem sua alfabetização digital e suas habilidades do século XXI.
  • África do Sul. Pessoas na África do Sul visitam a Wikipédia cerca de 68 milhões de vezes por mês, mais do que qualquer outro país na África. Muito graças aos esforços da Wikimedia África do Sul, um capítulo reconhecido do movimento Wikimedia, nove das 11 línguas oficiais da África do Sul estão representadas na Wikipédia. No ano passado, a Wikimedia África do Sul colaborou com a Fundação e a comunidade criativa local na campanha #WikipediaByUs, que celebra o poder do conhecimento e o direito de todas as pessoas acessarem, criarem e compartilharem conhecimento.

A Wikipédia e os projetos Wikimedia pertencem a todos—eles são construídos para e por você. De leitores a editores, nós todos temos uma participação na preservação e contação de histórias da nossa história, nossa cultura e as pessoas interessantes e notáveis que moldaram nosso mundo. Reconhecemos que nem todos têm a capacidade ou os meios para doar. Para quem não pode nos ajudar financeiramente, tudo que pedimos é que você siga nos buscando como o maior recurso de conhecimento livre do mundo.

Para quem pode nos apoiar, suas doações ajudarão a continuar a fortalecer e sustentar os sistemas que tornam a Wikipédia possível, e garantir que o movimento do conhecimento livre possa crescer e sobreviver. Nossa missão é garantir que o conhecimento livre fique disponível para o mundo, para todas as pessoas, em todos os lugares.

Podemos estabelecer este compromisso graças à tremenda generosidade de doadores passados e presentes, e o trabalho incrível das comunidades Wikimedia voluntárias globais—mas nosso trabalho não está feito. Tem muito mais conhecimento no mundo, e tantas mais pessoas para atingir. Se você se sente conectado a esta missão, por favor visite donate.wikimedia.org para fazer sua contribuição hoje. Se você tiver perguntas adicionais, visite nossa FAQ.

Como Diretora Sênior de Financiamento Online na Fundação Wikimedia, Pats Pena lidera a estratégia e execução da experiência de doações digitais da Wikimedia.