Cátedra Jean Monnet recebe diplomata da Organização dos Estados Americanos

Ana Elizabeth Villalta Vizcarra palestrou para alunos da Direito RioA Cátedra Jean Monnet, financiada pela Comissão Europeia na FGV Direito Rio, recebeu a diplomata Ana Elizabeth Villalta Vizcarra, diretora geral adjunta do Ministério de Relações Exteriores de El Salvador e membra do Comitê Jurídico Interamericano, na quarta-feira, 8 de março de 2017.
Por uma perspectiva singular, a ilustre convidada palestrou no curso de Regionalismo Comparado sobre o tema “Sistema de Integração Centro-Americano (SICA) ”, contextualizando sua fundação em 1991 desde as primeiras iniciativas de integração na região décadas antes, levantando os desafios históricos encontrados até chegar a sua concepção atual. Essa contribuição foi altamente proveitosa já que o objetivo do curso é justamente comparar diferentes sistemas de integração, sob o paradigma da União Europeia.
Coordenado pela professora de Direito Internacional e Europeu, Paula Wojcikiewicz Almeida, titular da Cátedra Jean Monnet da FGV, o curso conta com a participação de professores da Fundação e de outros convidados internacionais, em especial da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica), Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (França), Universidad Andina Simón Bolívar (Equador), University College of London (Reino Unido) e Universidad Austral (Argentina).
Ao longo do semestre, outros convidados especiais participarão de suas atividades promovendo um valioso intercâmbio de ideias na FGV Direito Rio.