6 Dicas para uma navegação mais segura na Internet

Hoje é o dia da internet segura e o Instituto de Referência em Internet e Sociedade elaborou algumas dicas de navegação segura e proteção online. Com cada vez mais pessoas conectadas a necessidade de discutir e criar mecanismos para promoção da cidadania online são essenciais. Abaixo algumas dicas para uma navegação mais segura. #SID2018
1. Dicas Gerais para dispositivos móveis.
Com o aumento do uso de dispositivos móveis em nosso dia a dia, muitas informações sensíveis são armazenadas em celulares, tablets, smartphones. Sendo assim, algumas iniciativas para a proteção de sua privacidade devem ser tomadas.

  • Em caso de aparelho usado, sempre restaure as configurações originais. Algumas configurações e registros do antigo dono podem estar armazenados no dispositivo e é essencial que tenha certeza que o dispositivo não conta com nenhuma vulnerabilidade.
  • Sempre que possível opte pela verificação em duas etapas, um recurso opcional para adicionar ainda mais segurança à sua conta em diversas redes sociais e aplicativos.
  • Criptografe seu telefone. Os dispositivos Android não vêm com a criptografia ativada por padrão, para ativar a criptografia abra a tela Configurações, toque em Segurança e Bloqueio de Tela, em seguida toque em Modo de criptografia.
  • Instale um antivírus sempre. Mesmo tendo muito menos casos do que em um computador, o celular não está livre de malwares, sendo assim, é importante sempre manter um antivírus, nem que seja para realizar varreduras completas periodicamente no aparelho.
  • Remova imediatamente mensagens suspeitas de seu celular e nunca abra links de números desconhecidos. Uma tática muito comum utilizada para atingir usuários de smartphones é enviar mensagens com conteúdos promocionais e na realidade ser um golpe.
  • Realize downloads apenas nas lojas oficiais dos aparelhos. O sistema de registro de softwares como a PlayStore, AppStore, realiza o controle de segurança baseado nas reclamações e denúncias dos usuários. Dessa forma, é essencial que a preferência sempre seja baixar o aplicativo na loja oficial
  • Não clique em banners que anunciam que seu celular foi infectado por vírus. Muitas das vezes esses banners são ferramentas utilizadas para espalhar arquivos maliciosos.
  • Faça backups periódicos: É essencial manter sempre atualizado o backup dos seus dados em algum computador confiável.
  • Mantenha atualizado: Todas as outras recomendações não fazem sentido sem uma constante atualização dos aplicativos e do sistema operacional. É sempre importante atentar-se as atualizações visto que as vulnerabilidades anteriores são corrigidas por atualizações. Dessa forma, é sempre essencial manter os aplicativos o sistema sempre atualizados.

2. Controle de privacidade no Facebook e Google.
A Google possui um check up de privacidade onde é possível gerenciar todos os registros de suas navegações e o que é armazenado e mostrado para outros usuários. Aqui é possível realizar esse check up e decidir o que deve ou não ser mostrado nas plataformas da Google.
Nesse link é possível analisar diversos controles para gerenciar sua privacidade nas plataformas da Google (Maps, Google, Youtube etc). Por padrão diversas configurações de registro de informações são definidas, como histórico de pesquisas, localização e diversas outras informações. Se você não têm motivos para deixar todos esses registros é possível desativar e apagar os registros anteriores.
3. Ataques de Phishing.
Phishing Scam são mensagens estão entre os principais perigos existentes na internet. É importante saber do assunto visto que as consequências deste tipo de ação podem gerar grandes transtornos e prejuízo financeiro. Os responsáveis por esta fraude elaboram mensagens falsas que contêm cores, slogans e características da identidade de alguma instituição, tendo como principal motivo fazer o usuário acreditar que aquela instituição está entrando em contato com ele. No Brasil, é normal utilizarem e-mails que se passam por bancos, operadoras de cartão de crédito, companhias aéreas, empresas de redes sociais, desenvolvedoras de antivírus, lojas virtuais e diversos outros.
Como proteger?

  • O primeiro passo é observar a mensagem buscando analisar erros visuais, ortográficos, links estranhos, argumentos sensacionalistas, muitas das vezes essas mensagens contêm algum conteúdo suspeitos.
  • Não se deixe levar pelo tom ameaçador ou alarmista da mensagem;
  • Desconfie de ofertas muito fora da realidade, se um produto está com um preço extremamente abaixo do normal, confira sempre o site da loja.
  • Caso seja necessário pagar alguma taxa ou dar alguma contribuição em dinheiro, existem grandes chances de se tratar de uma fraude.

4. Violações de Direitos Humanos na Internet.

  • Viu ou sofreu uma violação de Direitos Humanos na internet e não sabe como proceder?

A Safernet possui um canal chamado Helpline que oferece orientação de forma pontual e informativa para esclarecer dúvidas, ensinar formas seguras de uso da Internet e também orientar crianças e adolescentes e/ou seus próximos que vivenciaram situações de violência on-line como humilhações, intimidações, chantagem, tentativa de violência sexual ou exposição forçada em fotos ou filmes sensuais.que oferece orientação de forma pontual e informativa para esclarecer dúvidas, ensinar formas seguras de uso da Internet e também orientar crianças e adolescentes e/ou seus próximos que vivenciaram situações de violência on-line como humilhações, intimidações, chantagem, tentativa de violência sexual ou exposição forçada em fotos ou filmes sensuais. Caso esteja passando por alguma situação que ocasione danos a você, ou a terceiros, entre em contato com Helpline. Eles poderão ajudá-lo, orientá-lo e protegê-lo de possíveis violações de Direitos Humanos. Até agora 13.300 pessoas já foram auxiliadas e tiveram um guia de como lidar com situações delicadas na internet. Nesse link é possível ver o perfil das violações que foram atendidas pelo helpline.
5. Utilize adblock.
O AdBlock é uma ferramenta bem simples para evitar propagandas invasivas durante o uso da internet. A extensão funciona na maioria dos navegadores, como Chrome, Firefox e Internet Explorer e bloqueia propagandas e conteúdos considerados inapropriados. Muitas vulnerabilidades são transmitidas para computadores e smartphones através de propagandas invasivas, sendo assim, utilizar o adblock em alguns sites e domínios é essencial nos dias atuais. É importante lembrar sempre de desativar o adblock em sites como Youtube, Twitch.tv e sites de streaming, visto que ao bloquear a propaganda o criador do conteúdo deixa de ganhar por ela. Entretanto, é uma excelente ferramenta para usuários que buscam uma navegação mais segura, limpa e rápida.
6. Converse com crianças e adolescentes sobre navegação online.
Apesar da imediata imersão tecnológica, a nova geração não sabe se proteger na Internet. É importante que educadores e especialistas em tecnologias possam assumir a educação virtual das crianças e dos adolescentes. O bloqueio de sites e conteúdos foi a primeira ferramenta utilizada por educadores para restringir o acesso de crianças e adolescentes a determinados conteúdos, entretanto fazer esse bloqueio sempre trouxe um novo desafio as crianças e adolescentes: criar mecanismos para burlar tal bloqueio. Sendo assim é necessário uma orientação aprofundada sobre o conceito de identidade, privacidade, segurança e liberdade, tão alterados nos últimos tempos por causa das redes sociais.
Caso você seja pai, educador ou tem uma criança e adolescente super conectada e não sabe como trabalhar a educação digital, diversos materiais estão disponibilizados no site da safernet, materiais que buscam levar de maneira simples e intuitiva diversas discussões sobre proteção online para crianças e adolescentes e que são super simples de serem trabalhados.
Esperamos que gostem dessas dicas para uma navegação mais segura. Participe você também do dia da internet segura incentivando o debate para uma internet mais positiva em sua comunidade. Uma internet mais livre, democrática e segura depende de cada um de nós! #SID2018.

As opiniões e perspectivas retratadas neste artigo pertencem a seus autores e não necessariamente refletem as políticas e posicionamentos oficiais do Instituto de Referência em Internet e Sociedade.
The post 6 Dicas para uma navegação mais segura na Internet appeared first on IRIS.